in·de·pen·dên·ci·a
substantivo feminino
1. Estado de não se achar sob domínio ou influência estranha.
2. Autonomia.
3. .Caráter de independente.
"independência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Eu achei importante dar uma olhada no dicionário antes de escrever sobre o que quer que significasse independência para a minha pessoa. Então eu respirei três fundo três vezes e sentei para escrever essas palavras.
Quando eu parei para pensar sobre independência, tudo que passa pela minha cabeça é: Eu realmente quero ser independente? Ou eu prefiro saber que sou capaz de fazer, e continuar sendo dependente do mundo de todas as formas possíveis e impossíveis.
Independência é quando você sabe que pode fazer o que quiser e como quiser sem depender de qualquer pessoa. Sem ter limitações digamos assim. Mas será fácil assim?
Por exemplo para nos sentir felizes e completos dependemos de vários pequenos fatores atenuantes, como o amor, a amizade e até mesmo comida. Minha família, batatas fritas e cachorros me fazem feliz. Ou seja, minha felicidade é dependente de alguns itens. Não que eu não possa ser feliz de outras formas e de outras maneiras, mas é normal depender de alguns fatores.
Quando eu me senti perdida no centro de São Paulo, mas eu respirei fundo e continuei. Quando eu coloquei meu primeiro piercing. Ou quando fiz minha primeira tatuagem. Minha primeira viagem sozinha. Quando eu me formei na faculdade. Quando as contas chegaram no meu nome. Quando eu dirigi meu carro sozinha pela primeira vez.
Do meu ponto de vista todos esses pequenos atos são pequenos atos de independência. Não financeira e nem emocional, mas independência nua e crua. Dessas que representam que somos capazes. Dependendo de outros aspectos, mas sendo independentes nos sentidos que nos tornam confiantes.
Quer saber? Que se dane essa maneira pela qual todos devem ser independentes ou dependentes. Que cada um seja dono do seu próprio destino, dependente ou independente.
Eu quero depender de todas as coisas boas que eu amo. Quero ser independente de gente mesquinha. Quero ser totalmente dependente de Deus e do amor. Quero ser independente de todas as formas mesquinhas de ver a vida.
E você? O que é ser independente pra você? Ou do que você quer ser dependente?
Essa é uma postagem coletiva, sugerida pelo Rotaroots, um grupo que busca e preza pela blogosfera de raiz.




















Oi, Clícia!
ResponderExcluirDe certa forma eu me considero independente. Eu trabalho, pago todas as minhas contas e já posso morar sozinha se quiser (como eu já fiz por um tempo), mas ao mesmo tempo eu morro de medo de ficar sozinha. Mesmo quando eu morava sozinha, ficava torcendo para chegar logo o fds pra eu poder ir pra casa. rs
Acho que no fim das contas, eu sou um pouco dos dois.
Beijo
http://canastraliteraria.blogspot.com.br/
Dani, eu acho que o importante é estarmos bem! E estarmos felizes!
ExcluirUm pouco dos dois é o ideal no final das contas! ;)
Beijos
Amiga que coisa mais linda seu texto. Com certeza ser independente é poder decidir a que queremos depender ou não, assim como vc explicou tão bem no seu texto.
ResponderExcluirPara mim hoje ser independente é poder ter tempo para escolher o que quero fazer da minha vida profissional. Guardei uma grana na época que trabalhei no aeroporto e agora estou um tempo em casa decidindo em que quero trabalhar. Entre outras coisas estou observando a vida de uma forma diferente agora e sou feliz com minha escolhas.
Leituras, vida e paixões!!!!
Tão bom isso, de depender daquilo que nos faz bem. Não é mesmo?
ExcluirMe sinto super bem comigo mesma quando isso acontece!
;)
Mil beijos
Oi Clícia! Seu post ficou nota mil! ;) Adorei a forma como você escreveu. Me vi ali. =) Foi exatamente assim que as coisas foram acontecendo comigo. aos contas chegando, as viagens sozinha... Isso ninguém tira de nós!
ResponderExcluirMuito bacana tua reflexão. Também falei sobre independência, mas foquei outro angulo. (=
Um abraço pra ti! Adorei teu blog!
Vanessa Vieira
Pensamentos valem mais que ouro
Ninguém tira e tudo se torna mais fácil nessa vida!
ExcluirCada dia a gente perde de um lado e ganha do outro.
E assim vamos decidindo o que nos queremos dessa vida! Heheh
Vou lá conferir seu texto.
Beijos